Porque é o Português a Melhor Língua para a Música

Considerando que o português é uma das línguas mais faladas no mundo, podemos assumir com relativa segurança que um grande número de cantores são de língua portuguesa, dando voz e continuidade a estilos únicos, muitos deles com uma antiquíssima tradição. É o caso do fado em Portugal; do samba, do bossa nova e do forró no Brasil; da marrabenta, em Moçambique; da morna, em Cabo Verde; do semba, em Angola – entre outros.

Se quisermos responder download-39à pergunta “o que torna a língua portuguesa ideal para a música?”, temos algumas pistas:

  • O português uti
    liza uma grande variedade de vocalizações, incluindo ditongos e tritongos. As vogais são particularmente importantes para os cantores, porque lhes permitem abrir mais as cordas vocais, que não colocam obstrução à passagem do som. Assim, a preponderância de vogais na língua portuguesa facilita a expressão vocal e musical.
  • Por falar em consoantes, as do alfabeto português aparecem, por norma, no início das sílabas e das palavras, o que permite a abertura do aparelho fonador, criando uma “leveza” no canto.
  • O som nasal “ão”, bastante raro noutras línguas, é frequente no português e facilita a construção de rimas.
  • Ao contrário do que acontece com o mandarim e com algumas línguas de origem africana, o português não é uma língua tonal. Este pormenor tem a sua importância, porque um compositor que precise de considerar mudanças de tom fica mais limitado nas escolhas de palavras para a música.
  • O português utiliza variações de prosódia para transmitir significados, sem necessitar das estratégias das línguas tonais, o que nos torna implicitamente inteligentes a nível musical.
  • O sentimento de nostalgia, presente na original palavra “saudade”, que, ao contrário do que muitos pensam, tem, sim, tradução para outras línguas, tem presença única nas culturas lusófonas e especialmente na sua expressão musical. Seja ela diretamente invocada ou não, a saudade é uma protagonista constante da música portuguesa.
  • A geografia dos países da lusofonia abrange os continentes europeu, africano e americano, num intercâmbio que, embora pautado pelo colonialismo e pela escravatura, conferiu aos seus músicos acesso a tradições musicais bastante expressivas no mundo.

Leave a Reply