O Sucesso da Música Portuguesa no Estrangeiro

Existem vários exemplos de artistas portugueses que conheceram o sabor do sucesso além-fronteiras. E se saber que compatriotas conseguiram alcançar o sucesso noutros países já é um motivo para sorrirmos, ainda mais orgulhosos devemos ficar se pensarmos que o sucesso foi alcançado por artistas de estilos tão diferentes que vão desde o tradicional fado ao extremo heavy metal.

Veja então alguns exemplos e aproveite para se inspirar. Para aprofundar os conhecimentos pode sempre ler mais sobre música portuguesa e procurar informação mais detalha sobre este tema.

Fado, o estilo mais tradicional

Amália RodriguesAmália Rodrigues é o expoente máximo do Fado, e provavelmente a artista portuguesa mais reconhecida no estrangeiro. Outra artista bastante conhecida é Dulce Pontes, uma cantora que chegou a trabalhar com Ennio Morricone e arrecadou prémios no estrangeiro, como o prémio Maria Carta em 2014, um galardão italiano que a distinguiu pelo seu importante trabalho na divulgação internacional do fado.
Para completar a lista de fadista com sucesso lá fora podemos e devemos ainda mencioar Mariza, a primeira personalidade portuguesa a ser convidada para o Late Show with David Letterman.

O romântico, a roçar no Pimba

A família Carreira, liderada por Toni Carreira, é um sucesso junto dos emigrantes portugueses. Os seus temas românticos, com um estilo simples quase a roçar o conhecido Pimba, enche o coração dos portugueses das mais variadas gerações.

Música moderna

Se ainda existem dúvidas de que o que é português é bom, para além da música mais tradicional como o Fado existem outros exemplos de bandas portuguesas a ter sucesso pelo mundo. Caso mais conhecido provavelmente são os Buraka Som Sistema, com a sua música electrónica com influências de kuduro.
No mais extremo da música temos os Moonspell, a banda portuguesa de heavy metal com maior reconhecimento, tanto a nível nacional como a nível mundial. A banda já conta com 25 anos de história.