Músicos Portugueses e a Sua Música

Desde a sua origem, nos tempos do trovadorismo galaico-português, a música ibérica sempre integrou um som contemplativo ou saudosista, bastante evidente no fado que, emergindo no século XIX em Lisboa, é o produto de antigas tradições musicais e da influência da guitarra portuguesa. Este é ainda o género musical nacional mais conhecido fora de Portugal, com duassua-musica-logo tradições distintas – as de Coimbra e de Lisboa -, tendo como sua diva histórica a cantora Amália Rodrigues (1920-1999).

No panorama musical das últimas décadas, há a referir o papel da música de intervenção, que teve grande importância como contestação contra a opressão política do regime salazarista. Neste contexto, Zeca Afonso (1929-1987) foi um dos maiores protagonistas, embora outros nomes tenham contribuído para a evolução do género – foram eles Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco e Sérgio Godinho. Este é um estilo dito “engajado”, cuja qualidade poética suplanta muitas vezes o enquadramento musical das canções.

Nos nossos dias, Portugal não é impermeável à música contemporânea e aos seus estilos dominantes, como o “pop”, o “rock” e o “hip hop”, que se mesclam nas recentes tendências. No entanto, a musica tradicional portuguesa continua a encontrar adeptos, e a verdade é que o fado apadrinha de forma exclusiva as canções portuguesas que chegam aos “tops” mundiais, com algumas exceções de bandas que alcançam maior projeção por cantarem em inglês, como é o caso dos Moonspell.

A cantora de língua portuguesa mais conhecida, no universo “pop” internacional, é a canadiana Nelly Furtado. No entanto, apesar de cantar em português e de mostrar a influência da música portuguesa nos primeiros álbuns, Furtado evoluiu depois para um estilo marcadamente “hip hop” e a imagem de cantora latina, tendo mesmo passado a gravar em espanhol, para conquistar o público latino-americano.

Um grupo musical português que alcançou grande projeção internacional foi Madredeus, nos anos 90. Com uma sonoridade peculiar, muitas vezes associada ao fado, mas com raízes na música tradicional portuguesa, esta é a banda que talvez represente de forma mais acabada o espírito musical lusitano, conciliando a crítica entusiasta de académicos e leigos nacionais e estrangeiros.

Leave a Reply