Letras das Canções Portuguesas

Muitos artistas afirmam que é difícil escrever canções em português. No entanto, muitas vezes isso não passa de uma desculpa, pois sabemos que o inglês é uma língua falada em todo o mundo, logo será mais fácil alcançarem o sucesso se optarem por cantar nessa língua.

Vamos espreitar um pouco mais sobre o mundo das letras das músicas em português:

As canções portuguesas mais conhecidas

Se realmente pensarmos em canções portuguesas, quais as primeiras que nos vêm à cabeça? Nada mais do que canções portuguesas do estilo musical “pimba”. E muitos artistas acabam por não querer cantar em português para que não comparem as suas músicas com letras deste estilo.

As falsas canções portuguesas

Portuguese songsMuitas pessoas confundem músicas brasileiras ou até mesmo africanas com portuguesas. Apesar de muitas vezes aquelas conterem palavras e expressões portuguesas, isso não significa que sejam músicas de Portugal. Podem usar o português, contudo as expressões incluídas não são muitas vezes compreendidas pelos Portugueses, uma vez que as culturas dos vários países lusófonos é diferente. Se, por um lado, pode ser mais fácil usar expressões de outros países, o artista pode não conseguir passar a sua mensagem a todos os Portugueses.

Compreensão das letras das músicas portuguesas

A compreensão das letras das música populares portuguesas, ou mesmo do género “pimba”, são de fácil compreensão por parte das crianças com cerca de 14-15 anos, como se pode verificar em canções portuguesas, em que se mostra o grau de compreensão das letras de diferentes músicas portuguesas.
Mas, se verificarmos, as músicas portuguesas que têm alcançado melhores lugares nos “tops” são de mais difícil compreensão mais. Isto mostra que os artistas que se dedicam à língua e a tentam dominar conseguem compor êxitos de grande sucesso.

Canções portuguesas pelo mundo

O Fado é o estilo mais conhecido e apreciado, mesmo no estrangeiro. Os Cantares Tradicionais Alentejanos conquistaram também o seu lugar de destaque, ao serem nomeados Património Imaterial da Humanidade.